FOCO E ESCOPO

 

A Revista Metalinguagens destina-se a docentes, pesquisadores e estudantes das áreas de Linguística, Línguas, Literaturas, Educação e Ensino de Línguas e Literaturas. É uma iniciativa do Curso de Licenciatura em Letras/Português, vinculado à Subárea de Códigos e Linguagens da Diretoria de Humanidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Campus São Paulo. A Revista Metalinguagens recebe colaborações, em fluxo contínuo, de doutores, mestres ou coautorias de graduados e mestres ou graduados e doutores, de todos os centros de pesquisa e ensino do Brasil, de Portugal, de Angola, de Cabo Verde, de Guiné-Bissal, de Guiné Equatorial, de Moçambique, de São Tomé e Príncipe e de Goa, com o intuito de promover um amplo diálogo entre docentes, pesquisadores e estudantes da comunidade lusófona, de modo interinstitucional. O objetivo deste espaço virtual é publicar artigos científicos, ensaios críticos, resenhas, entrevistas e textos literários comentados, isto é, textos inéditos sobre temas relacionados às áreas de Linguística, de Línguas, de Literaturas, de Educação e de Ensino de Línguas e Literaturas, que contribuam para o estabelecimento de um permanente debate acadêmico-científico e para a divulgação e consolidação de conhecimentos na área de Linguagens e Ensino de Línguas. A maior Meta da Revista, neste sentido, é consolidar-se como um ponto de encontro de trabalho com as Linguagens.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

 

A Revista Metalinguagens recebe submissões em fluxo contínuo. Os textos submetidos à Revista por doutores, mestres ou coautorias de graduados e mestres ou graduados e doutores são avaliados por 2 (dois) pareceristas cadastrados na Revista, de acordo com a especialidade de seus temas, e são acolhidos para a publicação em função da indicação dos pareceristas e dos critérios editoriais do escopo da Revista.

Observação: Todos os nomes e endereços cadastrados na Revista, bem como outros dados cadastrados, são usados exclusivamente para os serviços prestados por este periódico, não sendo disponibilizados para quaisquer outras finalidades e/ou a terceiros.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

 

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público democratiza o acesso ao conhecimento, contribuindo para a proposição de uma sociedade mais justa,  inclusiva e cidadã.

 

HISTÓRICO DO PERIÓDICO

 

A Revista Metalinguagens teve sua 1ª publicação em maio de 2014. Até 2019 (Volume 6, Número 2), manteve a média de 2 (duas) publicações anuais. 

A partir do Volume 7, Número 1, a Revista passou por uma renovação de suas Seções e de seu Layout, privilegiando uma imagem mais moderna, mais leve e mais agradável para a leitura. A periodicidade da Revista também se renovou. 

A partir Volume 7, Número 1, a Metalinguagens conta com 9 (nove) Seções: 1. Capa. 2. Expediente; 3. Apresentação; 4. Entrevista; 5. Artigo ou Ensaio Convidado; 6. Artigos; 7. Duas Resenhas; 8. Poema para Prosa; e 9. Canto do Conto, com publicação de 4 (quatro) números anuais, sendo dois ordinários/ semestrais (em maio e outubro) e 2 (dois) especiais (em fevereiro e dezembro). 

REGULAMENTO DA REVISTA METALINGUAGENS

TÍTULO I
DO OBJETIVO

Art. 1º – A Revista Metalinguagens, editada e organizada pelo Curso de Licenciatura em Letras/Português, Subárea de Códigos e Linguagens, Diretoria de Humanidades, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo, tem por objetivo a difusão de estudos e pesquisas, sob o enfoque da Linguística, das Línguas, das Literaturas e da Educação e Ensino de Línguas e Literaturas.

TÍTULO II
DO PÚBLICO-ALVO

Art. 2º – A Revista Metalinguagens tem primordialmente como público-alvo docentes, pesquisadores e estudantes da área de Linguística, de Línguas, de Literaturas, de Educação e Ensino de Línguas e Literaturas.

TÍTULO III
DAS RESPONSABILIDADES

Art. 3º – As responsabilidades da Revista Metalinguagens serão exercidas pelo Editor Gerente, Editores e pelo Conselho Editorial.

§ 1º Compete ao Editor Gerente:

I. coordenar os trabalhos de editoração, produção e divulgação da Revista;

II. selecionar os artigos a serem submetidos à publicação;

III. encaminhar os artigos aos pareceristas.

§ 2º Compete aos Editores:

I. zelar pelo cumprimento deste Regimento e demais normativas;

II. auxiliar na divulgação da Revista Metalinguagens;

III. indicar e aprovar nomes para o Conselho Editorial;

IV. auxiliar no processo de seleção dos artigos a serem publicados;

§ 3º Compete ao Conselho Editorial:

I. fornecer apoio acadêmico aos editores;

II. auxiliar na divulgação da Revista Metalinguagens;

III. quando solicitado, propor ideias e mudanças na política editorial vigente.

Art. 4º – O mandato do Editor Gerente e dos Editores será de 3 (três) anos, prorrogável por igual período.

Art. 5º – O Conselho Editorial será constituído por no mínimo 15 (quinze) e no máximo 40 (quarenta) membros, escolhidos por sua competência acadêmica e científica em áreas relacionadas à Linguística, às Línguas, às Literaturasà Educação e ao Ensino de Línguas e Literaturas, podendo ser substituídos a critério dos editores.

 

TÍTULO IV
DA PERIODICIDADE E DAS SEÇÕES DA REVISTA

Art. 6º – A Revista Metalinguagens terá 4 (quatro) publicações anuais, sendo 2 (duas) publicações ordinárias, nos meses de maio e de outubro, e 2 (duas) especiais - em cooperações interinstitucionais -, nos meses de fevereiro e agosto. A Revista poderá publicar, ainda, em caráter excepcional, um quinto número especial anual, no mês de dezembro. A Revista deve contar em cada número com as seguintes seções: 1. Capa; 2. Expediente; 3. Apresentação; 4. Enrevista; 5. Artigo ou Ensaio Convidado; 6. Artigos (mínimo de 7 (sete); 7. Duas Resenhas; 8. Poesia para a Prosa; 9. Canto do Conto.  

Art. 7º – A Revista Metalinguagens terá formato eletrônico, mediante hospedagem no sítio no Portal de Revistas Eletrônicas do IFSP:

< http://seer.spo.ifsp.edu.br/index.php/metalinguagens >.

Parágrafo Único: A Revista terá acesso irrestrito e gratuito.

TÍTULO V
DA ORIENTAÇÃO EDITORIAL

Art. 8º – Serão aceitos, em fluxo contínuo de submissões, apenas trabalhos inéditos, que não tenham sido publicados nem estejam no prelo para publicação e que tenham sido produzidos por doutores, mestres ou coautorias entre graduados e mestres e graduados e doutores.

Parágrafo Único: O(A)(s) autor(a) (es)(as) será(ão) comunicado(a)(s) do resultado da avaliação do seu trabalho em até 30 (trinta) dias.

Art. 9º – A publicação de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, textos literários não é remunerada, sendo permitida sua reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

Art. 10º – Os artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e textos literários assinados serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo a opinião da Revista Metalinguagens.

Parágrafo Único: Cabe ao(a)(s) autor(a)(es)(as) a responsabilidade jurídica em casos de processos de plágios e afins, não sendo responsabilidade dos editores da Revista.

Art. 11 – As colaborações para a Revista Metalinguagens devem ser enviadas ao Editor Gerente, de acordo com as normas editoriais, via cadastro no Portal de Revistas Eletrônicas do IFSP:

< http://seer.spo.ifsp.edu.br/index.php/metalinguagens >.

TÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 12 – Os casos omissos e as dúvidas suscitadas na aplicação do presente Regulamento serão dirimidos pelos editores e pelo Conselho Editorial da Revista Metalinguagens.