Foco e Escopo

A Revista Metalinguagens destina-se a docentes da área de Linguística, de Língua Portuguesa, de Literatura e de Educação/Ensino. É uma iniciativa da Diretoria de Humanidades, da Coordenadoria de Códigos e Linguagens/Português e do curso de Letras/Português do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Campus São Paulo.

A Revista Metalinguagens possui o intuito de receber colaborações de outros centros de pesquisa e ensino do Brasil, promovendo um diálogo amplo interinstitucional. O principal objetivo deste espaço virtual é publicar artigos científicos, resenhas e entrevistas, isto é, textos inéditos sobre temas relacionados à Linguística, à Língua Portuguesa, à Literatura e Educação/Ensino, que contribuam para o estabelecimento do permanente debate acadêmico-científico, bem como para a divulgação do conhecimento.

A Revista Metalinguagens encontra-se à disposição para a difusão do conhecimento e do debate acadêmico-científico e possui o anseio de tornar-se um ponto de apoio e encontro, na discussão sobre pesquisa e ensino.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades e/ou a terceiros.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Corpo Editorial

Alessandra Ferreira Ignez
Doutora em Letras/USP
IFSP/Campus São Paulo

Alice Pereira Santos
Doutora em Filologia e Língua Portuguesa/USP
IFSP/Campus São Paulo

André Luiz Rauber
Doutor em Filologia e Língua Portuguesa/USP
UFMT

Carlos Vinícius Veneziani dos Santos
Doutor em Linguística/USP
IFSP/Campus São Paulo

Cynthia Regina Fischer
Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/PUC-SP
IFSP

Flavio Biasutti Valadares
Pós-Doutor em Letras/Mackenzie
IFSP/Campus São Paulo

Flavio Felipe de Castro Leal
Doutor em Letras/UFF
UFSJD

Isabelita Maria Crosariol
Doutora em Letras/PUC-Rio
IFSP/Campus Jacareí 

Leandro Tadeu Alves da Luz
Doutor em Língua Portuguesa/PUC-SP
IFSP/Campus São Paulo

Marcelo Cizaurre Guirau
Doutor em Letras/USP
IFSP/Campus Pirituba

Márcia Antonia Guedes Molina
Doutora em Linguística/USP
UFMA

Maria Aparecida Gazotti Vallim
Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/PUC-SP
IFSP/Campus São Paulo

Maria Madalena Teles de Vasconcelos Leite Dias Ferreira e Teixeira
Doutora em Linguística/Universidade de Lisboa
Instituto Politécnico de Santarém – Portugal

Marildo José Nercolini
Doutor em Letras/UFRJ
UFF

Marlene das Neves Guarienti
Doutora em Filologia e Língua Portuguesa/USP
IFSP/Campus São Paulo 

Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/PUC-SP
PUC-SP e Mackenzie

Nilton José dos Anjos
Doutor em Letras/UFRJ
UNIRIO

Rôssi Alves Gonçalves
Doutora em Letras/UFRJ
UFF

Vânia Cristina Casseb Galvão
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa/UNESP
UFG/CNPq

Victor Manuel Ramos Lemus
Doutor em Letras/UFRJ
UFRJ

Colaboradores

Fátima Beatriz B. Delphino
Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/PUC-SP

Raul de Souza Püschel
Doutor em Comunicação e Semiótica/PUC-SP
IFSP/Campus São Paulo

Rosária de Fátima Boldarine
Doutora em Educação/UNESP

Suely Corvacho
Doutora em Letras/USP

Valéria Cordeiro Fernandes Belletati
Doutora em Educação/USP

Editores

Editor Gerente e Editor: Prof. Charles Borges Casemiro

Editor de Seção: Profª Drª Cristina Lopomo Defendi

Editor de Seção: Profª Drª Carla Cristina Fernandes Souto

Normas para submissão

Normas para Submissão - 2017

1 – A Revista Metalinguagens é uma publicação semestral, IFSP/Campus São Paulo, cujo objetivo é divulgar pesquisas realizadas na área de Linguística, de Língua Portuguesa, de Literatura e de Educação. Os textos científicos enviados são apreciados pelos editores e pelo Conselho Editorial, que selecionam, a partir de critérios estabelecidos, os textos para publicação.

Atenção: O artigo submetido deverá ser enviado em WORD, com os dados, como documento suplementar; e em PDF, sem dados que identifiquem a autoria, como documento original (documento que será enviado para os pareceristas).

2 – Os artigos deverão conter entre 10 e 30 páginas e as resenhas no máximo 6 páginas, respeitando-se a seguinte configuração: utilizar o editor de texto WORD, papel em formato A4 (21 x 29,7 cm) com margens esquerda, direita, inferior e superior de 3,0 cm, sem numeração de páginas.

3 – O Conselho Editorial, composto por pesquisadores reconhecidos, ao qual serão submetidos os textos, poderá sugerir ao autor modificações de estrutura ou conteúdo. Nenhuma modificação do conteúdo ou estilo será feita sem o prévio consentimento do autor. É do autor a inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado. Assim, os textos científicos enviados serão formatados e compatibilizados com o visual do formato dos artigos do periódico. Eventuais modificações de estrutura e conteúdo do original aceito para publicação deverão ser previamente acordadas, antes da publicação, não sendo contempladas modificações, acréscimos ou alterações posteriores à publicação na web.

4 – Os textos apresentados deverão expor a seguinte estrutura:

4.1 – Elementos pré-textuais

a) Título do artigo: deve ser claro e objetivo, podendo ser complementado por um subtítulo diferenciado tipograficamente, ou separado por dois pontos (:). Deve estar escrito na mesma língua do texto, evitando-se abreviaturas, parênteses e fórmulas que dificultem a compreensão do conteúdo do artigo. Deve ser apresentado na primeira linha, centralizado e em negrito. Fonte: Times New Roman, tamanho 14, somente em maiúscula;

b) Nome do(s) autor(es): deve-se indicar o nome por extenso, 2 linhas depois do título e suas credenciais (titulação e instituição profissional), bem como seu endereço eletrônico em nota de rodapé a partir do último sobrenome que deverá estar em caixa alta e em negrito;

c) Resumo: deve conter de 100 a 200 palavras e ser redigido em língua portuguesa. Colocar, antecedendo o texto, a palavra RESUMO em caixa alta e negrito. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, máximo de 10 linhas, dando preferência ao uso de terceira pessoa do singular e voz ativa. Expressar na primeira frase o assunto tratado. Fonte: Times New Roman, tamanho 11, para todo o resumo;

d) Palavras-chave: indicar entre 3 e 5 palavras significativas do conteúdo do artigo, duas linhas abaixo do resumo, separadas entre si por ponto. Colocar o termo Palavras-chave em negrito e em maiúscula.

4.2 – Elementos textuais

O texto de artigo de publicação periódica, como qualquer outro trabalho científico, divide-se basicamente em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

a) Fonte: Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado ao longo de todo o texto e espaçamento 1,5 entre linhas;

b) Citações: no corpo do texto, serão de até 3 linhas, entre aspas duplas. Quando superiores a 3 linhas, devem ser destacadas fora do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11, em espaçamento simples e sem as aspas. Todas as referências bibliográficas das citações ou menções a outros textos (tanto nas incluídas no corpo do texto, como as que devem aparecer em destaque) deverão ser indicadas, com as seguintes informações, entre parênteses: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, ano da publicação, abreviatura de página e o número desta – Exemplo: (COSTA, 2003, p. 1-10). Evitar a utilização de idem ou ibidem.

c) Notas explicativas: se necessárias, devem ser colocadas no rodapé da página e devem ser numeradas sequencialmente, sobrescritas com algarismos arábicos no decorrer do texto, devendo ter numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. Não se inicia a numeração a cada página. A segunda linha da mesma nota deve ser alinhada abaixo da primeira letra da primeira palavra da nota, de forma a destacar o expoente. Alinhamento justificado, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas.

d) Títulos e subtítulos das seções: sem numeração, sem recuo de parágrafo, em negrito e em maiúscula.

e) Elementos ilustrativos: gráficos, mapas, tabelas, figuras, fotos etc. devem ser inseridos no texto, logo após serem citados, contendo a devida explicação na sua parte inferior, numeradas sequencialmente.

4.3 – Elementos pós-textuais: colocados logo após o término do artigo.

a) Referências: seguir normas atuais da ABNT;

b) Resumo em outra língua (Inglês, Espanhol, Francês ou Alemão): seguir o mesmo padrão do RESUMO;

c) Palavras-chave em outra língua (Inglês, Espanhol, Francês ou Alemão): seguir o mesmo padrão das PALAVRAS-CHAVE;

d) Data: incluir a data de envio do artigo para publicação.

Regulamento da Revista Metalinguagens

REGULAMENTO DA REVISTA

TÍTULO I
DO OBJETIVO

Art. 1º – A Revista Metalinguagens, editada e organizada pela Diretoria de Humanidades, Coordenadoria de Códigos e Linguagens, Curso de Letras-Português, Campus São Paulo, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), tem por objetivo a difusão de estudos e pesquisas, sob o enfoque da Linguística, da Língua Portuguesa, de Literatura e de Educação/Ensino.

TÍTULO II
DO PÚBLICO-ALVO

Art. 2º – A Revista Metalinguagens tem primordialmente como público-alvo pesquisadores, docentes, bem como pesquisadores e profissionais, em geral, de outras Instituições, da área de Linguística, de Língua Portuguesa, de Literatura e de Educação/Ensino.

TÍTULO III
DAS RESPONSABILIDADES

Art. 3º – As responsabilidades da Revista Metalinguagens serão exercidas pelo Editor Gerente, Editores de Seção e pelo Conselho Editorial.

§ 1º Compete ao Editor Gerente:
I. coordenar os trabalhos de editoração, produção e divulgação da Revista;
II. selecionar os artigos a serem submetidos à publicação;
III. encaminhar os artigos aos pareceristas.

§ 2º Compete aos Editores de Seção:
I. zelar pelo cumprimento deste Regimento e demais normativas;
II. auxiliar na divulgação da Revista Metalinguagens;
III. indicar e aprovar nomes para o Conselho Editorial;
IV. auxiliar no processo de seleção dos artigos a serem publicados;

§ 3º Compete ao Conselho Editorial:
I. fornecer apoio acadêmico aos editores;
II. auxiliar na divulgação da Revista Metalinguagens;
III. quando solicitado, propor ideias e mudanças na política editorial vigente.

Art. 4º – O mandato do Editor Gerente e dos Editores de Seção será de 2 (dois) anos, prorrogável por igual período.

Art. 5º – O Conselho Editorial será constituído por no mínimo 10 (dez) e no máximo 30 (trinta) membros, escolhidos por sua competência acadêmica e científica em áreas relacionadas à Linguística, à Língua Portuguesa, à Literatura e à Educação, podendo ser substituídos a critério dos editores.

TÍTULO IV
DA PERIODICIDADE E DAS SEÇÕES DA REVISTA

Art. 6º – A Revista Metalinguagens terá periodicidade semestral, sendo publicada nos meses de maio e de novembro.

Art. 7º – A Revista Metalinguagens terá formato eletrônico, mediante hospedagem no sítio no Portal de Revistas Eletrônicas do IFSP (http://ojs.ifsp.edu.br/)

Parágrafo Único: A Revista terá acesso irrestrito e gratuito.

TÍTULO V
DA ORIENTAÇÃO EDITORIAL

Art. 8º – Serão aceitos apenas trabalhos inéditos, que não tenham sido publicados e nem estejam no prelo para publicação.

Parágrafo Único: O(A) autor(a) será comunicado(a) do resultado da avaliação do seu trabalho em até 30 (trinta) dias.

Art. 9º – A publicação de artigos não é remunerada, sendo permitida sua reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

Art. 10º – Os artigos assinados serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo a opinião da Revista Metalinguagens.

Parágrafo Único: Cabe ao autor a responsabilidade jurídica em casos de processos de plágios e afins, não sendo responsabilidade dos editores da revista.

Art. 11 – As colaborações para a Revista Metalinguagens devem ser enviadas ao Editor Gerente, de acordo com as normas editoriais, via cadastro no Portal de Revistas Eletrônicas do IFSP (http://ojs.ifsp.edu.br/)

TÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 12 – Os casos omissos e as dúvidas suscitadas na aplicação do presente Regulamento serão dirimidos pelos editores e pelo Conselho Editorial da Revista Metalinguagens.

Expediente

EXPEDIENTE

Reitoria
Prof. Me. Eduardo Antonio Modena

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Prof. Dr. Eduardo Alves da Costa

Diretoria do Campus São Paulo
Prof. Me. Luis Claudio de Mattos Lima Jr.

Diretoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação
Profª Drª Mariana Pelissari Monteiro Aguiar Baroni

Diretoria de Humanidades
Prof. Dr. Carlos Vinicius Veneziani dos Santos (2016)

Coordenação do Curso de Letras (2016)
Prof. Me. Charles Borges Casemiro

Revista Metalinguagens – Número 5

Editor Gerente e Editor
Prof. Me. Charles Borges Casemiro

Editor de Seção
Profª Drª Cristina Lopomo Defendi

Editor de Seção
Profª Drª Carla Cristina Souto

Revista Metalinguagens – Número 4

Editor Gerente e Editor
Prof. Dr. Flavio Biasutti Valadares

Editor de Seção
Profª Drª Cristina Lopomo Defendi

Editor de Seção
Profª Drª Carla Cristina Souto

Revista Metalinguagens – Números 1, 2 e 3

Editor Gerente
Prof. Dr. Flavio Biasutti Valadares

Editores Adjuntos
Profª Drª Carla Cristina Souto
Prof. Me. Carlos Vinicius Veneziani dos Santos
Profª Drª Cristina Lopomo Defendi
Prof. Me. Leandro Luz (números 1 e 2)

Profª Me. Alice Pereira Santos (número 3)
Profª Drª Marlene das Neves Guarienti
Prof. Dr. Raul de Souza Püschel

Histórico do periódico

A Metalinguagens teve sua 1ª publicação em maio de 2014. Em novembro do mesmo ano, publicamos nosso 2º número. Em maio de 2015, o n. 3! Agora em novembro de 2015, publicamos o n. 4 no Portal Eletrônico de Revistas.