SETE NOTAS SOLTAS SOBRE SONHOS E PESADELOS DAS TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS

  • Mendo Castro HENRIQUES Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal.
Palavras-chave: Tecnologia, ciência, ética, teoria, investigação, desenvolvimento. Manipulação genética, aprimoramento tecnológico e ciborgues, inteligência artificial e big data.

Resumo

O objetivo destas notas soltas é o de nos confrontar com os avanços vertiginosos das tecnologias contemporâneas que podem ser/são pervertidos para modificar radicalmente a condição humana. Estão a ressurgir as questões descritas na caverna de Platão e no deus enganador de Descartes – Quem somos? Onde estamos? Quem nos colocou aqui? – potenciadas pela tecnologia e num ambiente de ansiedade; e são retomadas na ficção de Matrix com a pergunta “estaremos todos a viver num simulacro criado por um computador? Estaremos a assistir ao colapso da autonomia humana e da ética? Estaremos a permitir que a técnica determine a condição humana? Estaremos a deixar que o valor acrescentado artificial seja superior ao valor acrescentado pelo humano? Estas notas vincam de que modo as capacidades das tecnologias médicas, manipulação genética, aprimoramento tecnológico e ciborgues, inteligência artificial, robótica e big data estão na raiz de algumas das feridas em aberto das sociedades contemporâneas e de como humanismo e tecnocracia se confrontam. A nossa posição é semelhante à que John von Neumann assim caraterizou: «Em matemática, não compreendemos as coisas. Apenas nos habituamos a elas.»1

1 O presente texto é uma adaptação de notas da disciplina de Epistemologia, no curso de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, aqui apresentadas como contributo para o Seminário sobre Ciências e Humanidades – 2021 e para o curso de Formação Avançada sobre Ética da Inteligência Artificial (2021).

Biografia do Autor

Mendo Castro HENRIQUES, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal.

Docente da Universidade Católica Portuguesa. Doutor em Filosofia, pela Universidade Católica Portuguesa.

Publicado
2020-12-31
Seção
Ensaio Convidado