EVASÃO ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFSP - CÂMPUS BIRIGUI.

  • Silvania Gallo Andreazi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
  • Michele Oliveira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
  • Amanda Gedolin da Silva de Camilo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
  • Marisa Serra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Resumo

Combater a evasão tem sido uma missão de todos os servidores do Instituto Federal, porém, muitas vezes, os motivos que a ocasiona só são identificados após a evasão estar definida. Desse modo, o objetivo da atual pesquisa foi identificar se houve aumento ou diminuição dos casos de evasão escolar desde a primeira turma em 2010 até o ano de 2014 e relacionar os principais motivos para a sua ocorrência, refletindo sobre o trabalho educativo e as ações do câmpus. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa e análise de dados bibliográficos e documentais coletados junto à Coordenadoria do Sóciopedagógico (CSP), Coordenadoria de Registros Escolares (CRE) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com servidores do próprio câmpus, sendo estes a Psicóloga, o Diretor Geral, o Gerente Educacional e o Coordenador de Curso Técnico em Administração. A partir da análise dos dados foi possível identificar os principais motivos e o índice de evasão e traçar um perfil dos alunos evadidos, resultados que podem contribuir com ações futuras de combate à evasão na instituição.

Biografia do Autor

Silvania Gallo Andreazi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
ensino, educação
Michele Oliveira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
ensino, educação
Amanda Gedolin da Silva de Camilo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
ensino, educação
Marisa Serra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
ensino, educação
Publicado
2018-09-26
Seção
Especial Educação, Diversidade e Direitos Humanos