EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA BRASILEIRA: UM PANORAMA DA DÉCADA DE 1990 À ATUALIDADE

  • Rafael Correia Lima Universidad Nacional de Rosario

Resumo

A presente pesquisa aborda o contexto das IESs (Instituição de Educação Superior) brasileiras na década de 1990 em comparação com a atualidade, numa perspectiva política, legislativa, social e com dados estatísticos, enfatizando: as orientações do Banco Mundial (1994) para os países em desenvolvimento, as legislações brasileiras que norteiam a educação superior e o compromisso com a educação, o conhecimento, a pesquisa e, em especial, a responsabilidade social universitária. Os dados estatísticos contemplam um panorama histórico-social das IES, dos candidatos, das vagas, das ofertas, das regiões brasileiras, das matrículas e dos concluintes da década de 1990 e da atualidade. Esse panorama possibilita entender o que ocorre com a educação superior no Brasil desde a reforma universitária, até o ano de 2016, por meio do Censo da Educação Superior (MEC/INEP, 2017).

Biografia do Autor

Rafael Correia Lima, Universidad Nacional de Rosario

Licenciado em Educação Artística na Universidade Braz Cubas (2007); Licenciado em Pedagogia na Universidade Nove de Julho (2009); Pós-graduado em Pedagogia
Hospitalar na FAMESP Faculdade Método de São Paulo; Mestre em Ciências da Educação na UNIBE-PARAGUAY Universidad IberoAmericana (2017); Pós-graduado em
Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos - PROEJA no IFSP Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia de São Paulo (2017). Professor de Educação Básica II - Arte no Governo do Estado de São Paulo e Professor de Educação Artística na Prefeitura Municipal de
Ferraz de Vasconcelos.

Publicado
2019-08-17
Seção
Artigos