CRENÇAS SOBRE LEITURA E SEU ENSINO: APRESENTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA-PILOTO NO ENSINO MÉDIO

  • Ana Luiza Gerfi Bertozzi IFSP/CAMPUS SÃO PAULO
  • Flavio Biasutti Valadares IFSP/Campus São Paulo

Resumo

O artigo apresenta um levantamento teórico e uma experiência-piloto sobre crenças em geral. Objetiva explorar as crenças que envolvem os processos de ensino e aprendizado de leitura no ambiente escolar do Ensino Médio. Adota como fundamentação teórica os pensamentos de estudiosos da área de linguística aplicada e de crenças, como Yang (1992), Pajares (1992), Barcelos (2001), Solé (2009), Almeida (2010) e Luz (2007, 2015). Os procedimentos metodológicos expõem as categorias: o bom leitor, o conceito de leitura, ensino e aprendizagem de leitura, ensino e aprendizagem de literatura e leitura literária, escolhidas para embasar a interpretação das asserções obtidas na pesquisa-piloto. Conclui que, embora as crenças não sejam construídas de forma racional e consciente, existe um grande impacto de sua existência no processo de ensino e aprendizagem de leitura.

Biografia do Autor

Ana Luiza Gerfi Bertozzi, IFSP/CAMPUS SÃO PAULO

Graduada em Letras Português do IFSP/Campus São Paulo

Flavio Biasutti Valadares, IFSP/Campus São Paulo

Pós-Doutorado em Letras/Mackenzie-SP

Doutorado em Língua Portuguesa/PUC-SP

Docente de Português/IFSP-Campus São Paulo-DHU-SCL

Publicado
2020-05-16
Seção
Artigo Iniciação Científica