O PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO ESCOLAR

DESAFIOS E POSSIBILIDADES

  • Beatriz Ferreira dos Santos FACELI - Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Jhéssyca da Silva Hoffmann
  • Márcia Perini Valle FACELI - Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Resumo

Este artigo objetivou investigar sobre a contribuição da ação psicopedagógica no contexto escolar. A metodologia utilizada, neste trabalho, foi uma revisão bibliográfica sobre o assunto em questão, usando autores como Bossa (2019), Paín (1985) e Weiss (2015), e uma pesquisa de campo que, inicialmente, seria realizada com Psicopedagogos que atuam no contexto escolar. Porém, com o decorrer da pesquisa, ficou constatado que, no município de Linhares, não existe esse profissional atuando no interior de escolas. Diante dessa constatação, a pesquisa foi redirecionada, abarcando outros municípios no entorno de Linhares e também na Grande Vitória. Um novo percurso metodológico foi traçado no qual foi realizada uma entrevista com a coordenadora da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Núcleo Espírito Santo (ABPp-ES) e análise documental de legislação específica sobre a inserção do Psicopedagogo em contexto escolar no estado do Espírito Santo. Nesse contexto, foi observado a falta de profissionais de Psicopedagogia atuando em ambiente escolar no estado do Espírito Santo. Porém, podem ser percebidos alguns movimentos que abrem espaço para a atuação desse profissional no ambiente escolar, a aprovação da Lei Nº 9692/2020, do município de Vitória, e a tramitação do Projeto de Lei Nº 63/2021 apresentado à Câmara Municipal da Serra.

Biografia do Autor

Beatriz Ferreira dos Santos, FACELI - Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli).

 

 

Jhéssyca da Silva Hoffmann

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli).

 

Márcia Perini Valle, FACELI - Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Professora do Colegiado de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares, Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos/SP

Publicado
2022-01-20
Seção
Artigo TCC